s terceiros molares, popularmente conhecidos como "dentes do siso", são os últimos dentes ao "nascer". Quando este fato ocorre, se dá aproximadamente entre os 16 e 20 anos de idade.
Boa parte das pessoas não tem espaço para a acomodação destes dentes, fazendo com que "nasçam" tortos, parcialmente ou ainda fiquem inclusos, ou seja, totalmente presos dentro do osso e gengiva.
Os problemas que essas situações podem causar muitas vezes se manifestam através de dor intensa e variam dependendo da localização, posição e o tempo em que o dente se encontra em determinada situação. Algumas destas condições, são:
- Facilidade de acometimento por cárie (inclusive em dentes vizinhos), devido à dificuldade de higienização;
-Infecções gengivais e ósseas (podem estar associadas a formação de “pus” e sangramento);
-Cistos;
- Reabsorções em dentes próximos;
Além de poder comprometer outros dentes saudáveis, situações como estas podem colocar em risco a saúde geral do paciente. Por estes e outros motivos, muitas vezes a extração é indicada. É um procedimento tranquilo, geralmente feito no próprio consultório.
Vale lembrar que “dentes do siso” corretamente posicionados na arcada, com articulação adequada no dente opositor e possibilidade de boa higienização, normalmente podem ser mantidos. Este correto diagnóstico só pode ser feito por um cirurgião-dentista e faz parte de nossas consultas preventivas.
Dr. Caio Martins - CROSP 112.361
Comentarios